terça-feira, 9 de agosto de 2011

VÍRGULA MATA?


Cresci ouvindo meu pai, dedicado aprendiz e amante da língua portuguesa, contar a estória do homem que morreu de vírgula. Diz a lenda que um sujeito, condenado à morte de forca, clamou pelo perdão do rei. Sua Majestade acordara de bom humor naquele dia, resolvendo ser clemente. Perguntado sobre se devia o preso ser enforcado, respondeu, num sobressalto:
_Não matem o prisioneiro!
Mas o escriba real estava meio preguiçoso naquele dia. Sem muita vontade de pensar, de escrever, tampouco de pontuar. Então, pôs a vírgula onde não devia e a resposta do soberano ao apelo ficou assim:
_Não, matem o prisioneiro!
Nem preciso dizer qual o triste fim do pobre. Adorava quando meu pai concluía a história com a seguinte frase: “Morreu de vírgula o coitado!”
Particularmente, embora sempre gostasse de pontuação, achava meio exagerado esse negócio de morrer de vírgula. Sabe aquelas coisas bem distantes da realidade? Pois é. Até que um dia vi a estória virar história. Estava conversando com minha irmã pela internet e ela me perguntou o que havia achado da nova foto que ela havia postado. Respondi que gostara e ela, querendo “confete”, teclou:
_Irmã é sempre suspeita. Às vezes diz uma mentirinha para agradar.
Prontamente refutei, impetuosa:
_Não sou totalmente sincera! _ENTER_
_Nossa, agora fiquei arrasada! Sempre confiei em sua opinião.
Não entendi nada. Resolvi então rever o que eu poderia ter dito para causar tal reação. E qual não foi minha surpresa: a vírgula! Ou melhor, a falta dela. Mas a sorte sorriu para mim e minha querida irmã, preservando nossa amizade e confiança. Tive a rara oportunidade de corrigir meu erro. Imediatamente teclei:
_Desculpe: não , (vírgula em negrito e sublinhada) sou totalmente sincera!
Senti um alívio. Veio a resposta:
_Ah, que bom! Beijo!
Fui invadida por uma indescritível sensação de paz. Sensação de dever cumprido, de justiça.
E a todos os que me possam ouvir, exorto: cuidado no “manuseio” da vírgula. Ela pode causar sérios prejuízos à sua saúde. Física e mental. E pode matar!



Um comentário:

  1. Por quê um blog tão bom tem tão poucas entradas, e menos leitores ainda? Adorei!

    ResponderExcluir